Dicas



1-     Quais as diferenças entre Mármore, Granito e Silestone. Explique cada um deles.
 

A principal diferença entre o Mármore e o Granito, é a granulação e o movimento do material. Enquanto o Granito é mais denso e granulado, o Mármore pode ser considerado mais desenhado, com mais movimento e menos denso. Tanto o Mármore como o Granito são pedras naturais, porém o Mármore é menos resistente, mais suscetível a riscos e manchas do que o Granito. O Silestone é um material industrializado, semelhante ao granito, também bastante resistente.


2-     O Mármore pode ser utilizado em espaços internos e externos? Quais são os principais cuidados com essa pedra? 

Sim, o mármore pode ser utilizado tanto em espaços internos como externos. É sempre bom conversar com o arquiteto responsável sobre as indicações de uso para cada material, pois é preciso levar em consideração o índice de absorção de água/porosidade, resistência a grande circulação e etc., para não haver nenhuma frustração.

Seguem algumas observações sobre a utilização de alguns materiais.

Mármore: Indicados para o revestimento de pisos e paredes mais utilizados em ambientes como salas, halls, quartos, banheiros e demais ambientes sociais também são usados em tampos, bancadas, elementos arquitetônicos e peças de arte, destacando-se pela exclusividade aplicada aos ambientes projetados.

Travertino: É um tipo de mármore mais indicado para áreas nobres de grande circulação como livings, varandas e lavabos. Como é um material bruto deixa o ambiente mais aconchegante. Por ser poroso deve ser evitado em banheiros e cozinhas para não absorver a gordura. É um material muito presente em restaurantes, butiques e nos projetos que estão em dia com as tendências da decoração.

Limestone: Vem ganhando cada vez mais espaço na arquitetura mundial seja em projetos comerciais ou residenciais, são mais usados em bancadas, cubas e pisos de banheiro, proporcionam também ótimas opções nas soluções em superfície de revestimento de fachadas, muros e paredes. O Limestone se distingui em porosidade, dureza, cor e textura e está mais sujeito á riscos e manchas por isso para dar maior vida útil ao material é preciso caprichar na impermeabilização.

Quartzito: Altamente resistente, absorve bem o calor é mais indicado para revestimento de áreas externas como jardins, clubes, calçadas e saunas.

3-     E os Granitos? Podem ser indicados para quais espaços? 

São indicados tanto para áreas externas como internas inclusive em cozinhas e lavanderias e também são muito utilizado em áreas comerciais. Resistentes a ataques químicos, a absorção de água e a desgaste abrasivo.

4-     Quais espaços são ideais para se utilizar o Silestone? Quais são os cuidados para manter a peça sempre bonita? 

O Silestone é um compacto de quartzo e cristais fabricados com alta tecnologia, mediante um processo chamado Sistema de vibro compressão a vácuo. A sua composição é de 95% de quartzo (o material natural mais abundante do planeta), ao qual se junta 5% de resina de poliéster como elemento aglutinante e pigmentos especiais. São pedras bastante únicas com uma aparência sofisticada. As principais vantagens desse material estão na sua cor, resistência a riscos, manchas e  choques. Sua utilização é bastante variada, pode ser usado em qualquer superfície interior, incluindo bancadas de cozinha e banho, banheiras e em suas proximidades, escadas, painéis, solos, paredes, mostruários de bares, mesas, escritórios e etc. Não é recomendada á áreas externas pois os raios do sol podem afetar, com o curso dos anos, a cor e a tonalidade do material. Para manter o Silestone sempre bonito não use desengordurantes nem produtos a base de cloro, o material não deve ser novamente polido, não utilizar hidrofugantes ou vedantes para realçar o brilho.

5-     Por que o Mármore não é recomendado para a cozinha? 

O mármore é um material bastante poroso, e o ambiente da cozinha tem uma atmosfera bastante agressiva a este material, principalmente pelo uso de diversos produtos de limpeza. O índice de absorção de água do mármore varia bastante dependendo do material mas também existem produtos impermeabilizantes especialmente desenvolvidos para mármores que evitam essa absorção.

6-     O mármore e o granito precisam sempre de impermeabilização? Por quê? 

É aconselhável para que se preserve as características originais da rocha.

7-     E o Silestone, é recomendada a impermeabilização? 

Não. O Silestone já é impermeável

8-     Quais as melhores maneiras para fazer a limpeza das três peças? 

Silestone: Limpeza simples com sabão e água morna para manter suas características inalteradas. Em casos especiais existem alguns produtos recomendados, é possível encontrá-los no site da Silestone.

Mármores: Pano úmido e água é a melhor maneira de manter o mármore limpo, nunca água sanitária, ácidos ou quaisquer outros produtos corrosivos. Evite que óleos e gorduras entrem em contato com o Mármore, pois caso não sejam removidos rapidamente o material pode manchar e corre-se o risco das mesmas não saírem mais. Em casos especiais existem produtos especiais.

Granitos: Água e sabão também são a melhor opção neste caso. Não usar produtos oleosos, água sanitária, ácidos, detergentes corrosivos...

9-     Quais são as peças da empresa que mais fazem sucesso? 

Ônix Bianco e Nuovolato, Limestone Mont Dorê e os Mármores Botticino e Pighês A1.
A Tamboré também tem grande saída de projetos com a Flow (máquina de corte com jato d’água), podendo executar trabalhos bastante diferenciados, realizando os sonhos de muitos Arquitetos e seus clientes é claro.